Previous
Next

O que levar para pescaria na Argentina?

pacotes pesca argentina

Finalmente conseguiu junta a grana pra aquela tão sonhada pescaria na e ai vem aquela pergunta básico? O que levar em uma pescaria na Argentina?

Calma! Nós sabemos como essa pergunta é matadora, principalmente se for sua primeira vez. No entanto, já podemos adiantar que existem sim itens essenciais para levar na sua pescaria, e outros que devem ficar em casa.

Algo muito importante, por exemplo, é lembrar que você passará pela fronteira, e por isso deve tomar cuidado com o que leva. Existem objetos que são proibidos transitar pela fronteira, mas que parecem inofensivos para nós. Isso pode te causar muita dor de cabeça.

Vamos à lista de objetos que responde à pergunta “O que levar para pescaria na Argentina?”.

O que levar para pescaria na Argentina?

Primeiro, vamos fazer a checklist do que é realmente indispensável levar para pescaria na Argentina. Em seguida, listaremos alguns itens que são importante para uma boa experiência. Por fim, comentaremos objetos que devem ficar em casa, pois podem causar confusão.

Indispensável levar

Você deve levar seu RG ou Passaporte, se levar ambos melhor, além de seu certificado Internacional de Vacina. Esses itens evitarão entraves na fronteira, permitindo que você cruze-a sem problemas.

Além disso, é importante levar dinheiro também, mas nada muito exorbitante. O dinheiro serve para comprar lanches, iscas artificiais e alguns objetos não inclusos em seu pacote.

Da mesma forma você não deve esquecer seus remédios. No entanto, se for possível, leve também uma receita médica, pois pode prevenir perguntas indelicadas feitas pelos policiais.

Você não deve esquecer de levar roupas para a viagem, principalmente se for ficar muitos dias por lá. Não se esqueça de produtos para higiene e seus equipamentos de pesca também.

Fronteira Brasil Argentina

Garantindo uma boa experiência

Para garantir uma boa experiência, leve uma máquina fotográfica (caso contrário, ninguém irá acreditar em seu peixe de 100 kg kkkk), lanterna, faca, alicate e baterias.

Além disso, compre protetor solar e repelente para insetos, e leve-os com você para o barco. Já estando na Argentina, leve alguns petiscos para a pescaria, como biscoitos ou chocolate. Procure não levar comida de casa para a Argentina, pois pode causar problemas na fronteira ou estragar durante o percurso.

Finalizando a lista, é importante que você já possua a licença de pesca na Argentina, o que muitas vezes está incluso no pacote de pesca.

Deixar em casa

No que tange aos itens que devem ficar em casa, temos como principais talões de cheque e cartões de crédito não internacionais. Assim, sempre que possível, leve apenas dinheiro vivo em dólar, reais ou pesos. 

Além disso, alguns itens já devem estar inclusos no pacote de pesca, como toalhas, travesseiros e outros itens desse porte.

Não leve alimentos orgânicos do Brasil para a Argentina, pois isso pode causar problemas na fronteira devido à legislação sanitária do país.

Essa foi nossa lista de itens que responde à pergunta “O que levar para pescaria na Argentina?”. Agora vamos falar do essencial, os equipamentos de pesca.

O que levar para pescaria na argentina se for pescar dourados?

Se você quer pescar na Argentina, é bem provável que queira ficar um “El tigre del rio”, e para isso são necessários equipamentos adequados que não podem ficar de fora de nossa lista.

O dourado é um peixe que pode atingir mais de um metro de comprimento, além de pesar vários quilos. Além disso, é conhecido por saltar muito, tornando-o o favorito dos pescadores.

Dourado pesca argentina

No entanto, não é simples pescar um dourado de respeito, pois eles costumam ser fortes. Dessa forma, se o equipamento que você estiver usando não for adequado, é bem provável que irá se frustrar.

Se escolheu algum local com histórico de exemplares grandes, por exemplo, com toda certeza o equipamento fará toda a diferença na sua pescaria.

Vamos para o aparato necessário para uma boa pesca esportiva de dourados!

Molinetes e Carretilhas

Embora alguns pescadores possam discordar dessa afirmação, o uso de molinetes para Dourado pode ser até mais recomendado do que carretilha. O motivo disso é que o molinete permite arremessos mais longos, e também lhe garante uma alta relação de recolhimento, tido como ideal para essa pescaria.

Para pescar na Argentina, siga essas instruções:

  • Corrico: perfil baixo, preferencia carretilhas tipo “big game”.
  • Rodada: se optar por multifilamento pode até usar carretilha de perfil baixo com bom freio.
  • Se optar por linha monofilamento utilizará uma 0,50mm e precisará uma carretilha com boa capacidade, neste caso uma tipo “big game”, ou perfil alto;
  • Optando por molinete busque equipamento de bom freio e boa capacidade de linha, no caso de multifilamento uns 200m de 0,35mm;

Certifique-se de que a vara está no limite de peso do dourado

A não ser que queira voltar para casa com um vara partida ao meio e sem nenhum peixe, fique atento ao limite de peso da vara.

Dessa forma, é importante utilizar uma vara ideal para o porte do peixe, que no caso do dourado é médio. Assim, vá munido de uma vara 40 lb que será suficiente tanto para corrico quanto para rodada, pois ela não apresenta risco de quebrar.

O curioso é que apesar da Argentina apresentar peixes acima da média, e por isso muitos acham interessante levar varas mais resistentes, um equipamento de 40lb da maneira que se pesca na Argentina pode ser usado inclusive para pintados de mais de 50kg.

Utilizar anzol circular?

Este anzol é muito popular por garantir que o peixe se fisgue sozinho e impossibilita o peixe de engolir o anzol, contudo fique atento, o uso para pesca de dourados não é recomendável pois este peixe possui boca óssea.

Este seria o anzol ideal para a pesca de peixes de couro, muito abundantes na Argentina, contudo, na pesca de pintado pode aparecer um dourado e não vamos perder essa oportunidade, vamos?

COMO PESCAR DOURADO

Linha multifilamento

Utilizar linha multifilamento é uma grande vantagem na pescaria de peixes com boca dura, que é o caso do dourado.

Por ser menos elástica do que a monofilamento, a multifilamento acaba sendo mais sensível ao que ocorre no anzol, o que pode ser um diferencial na pescaria de dourados.

Além disso, ela apresenta pelo menos duas vezes e meia mais resistência, impedindo que se parta facilmente.

Outro ponto importante é sua inelasticidade, ou seja, sua habilidade de não apresentar efeitos de mola como a monofilamento.

Quanto ao diâmetro da linha, o ideal para dourados é a espessura entre 0.30mm ou 0,35mm, entretanto, fique atendo, a pesca de corrico faz necessidade de pouca resistência da água e neste caso usa-se multifilamento 0,20mm.

Quais iscas usar?

O dourado é um peixe que tem hábitos predatórios, dessa forma pode-se usar iscas naturais e artificiais. As melhores iscas naturais são as tuviras, fornecidas pelo hotel, ou piaparas e piaus pequenos fisgados e iscados no próprio local.

Particularmente, acredito que você deve experimentar essa pesca com piaparas e piaus, só entra dourados enormes.

Piapara estraçalhada por dourado.

Além disso, procure sempre utilizar iscas vivas sempre que puder, pois seu movimento atrai a atenção do dourado com mais facilidade.

Da mesma forma, tome cuidado na hora de colocá-la no anzol, pois o ideal é machucar a isca o mínimo possível, fazendo com que sobreviva mais tempo.

Cabo flexível

Por último, mas não menos importante, é sempre recomendado utilizar cabo flexível para pescas dourados. No entanto, fique atento às seguintes especificações:

  • O cabo deve ser do tipo flexível;
  • Seu comprimento deve regular os 30 cm;
  • A resistência deve ser de, ao menos, 70 lb.

Piapara e Pacú

Agora vamos falar de 3 peixes que normalmente se captura na mesma pescaria e com o mesmo equipamento, são eles, piapara, pacú e piracanjuba.

  • Vara: 1,58 até 2,10m de 20 ou 25lb
  • Linha: mono ou multi, de sua preferencia, eu particularmente uso mono pois a boca da piapara é muito sensível e a multifilamento proporciona uma fisgada muito “seca”, porém ambas funcionam.
  • Anzol:  normalmente se usa chinú ou maruseigo, tamanho compatível com o peixe que se está pescando.
  • Isca: normalmente na argentina existe uma abundancia destes peixes então a pescaria é feita sempre apenas com milho, é o que as pousadas fornecem. Se você gosta de pescar com minhocas, coração de boi, caranguejo, entre outras iscas existem poucas oportunidades na Argentina, procure providenciar isto com a pousada que voce vai ficar com antecedência.

Com esses equipamentos com certeza terá uma ótima pescaria! Boa sorte em sua jornada, amigo pescador.

Veja sobre pescaria na Amazônia!

Cote sua pescaria, aqui você paga o mesmo preço do hotel e ainda conta com vantagens.