Previous
Next

Pescaria na Amazônia: a pesca na selva amazônica

pescaria na amazônia

Confira agora tudo sobre a pescaria na Amazônia com dicas e informações deste coração brasileiro!

Pescar é uma atividade bastante prazerosa, que estimula não apenas nosso bem-estar pessoal, como também ajuda em nossa saúde mental e física. Além disso, a pescaria coloca o indivíduo em contato próximo com a natureza, nos distanciando, portanto, da correria diária da vida urbana.

Então se você é um praticante de pescaria profissional ou esportiva, tenha a experiência de lançar sua vara nas águas doces do ‘pulmão do mundo’.

Vamos lhe instruir, ao longo deste artigo, sobre os melhores pontos de pesca, dicas para capturar algumas espécies de peixes e, principalmente, os materiais utilizados para a pescaria na Amazônia.

E já pra começar arrepiando, vamos soltar um vídeo de ataques incríveis de tucunarés. Confira!

Pescaria na Amazônia: o sonho de pescar no pulmão do mundo

Para esta experiência, faça um bom planejamento, sobretudo quando for pesquisar algum local para se alojar. Ou seja, se o seu objetivo é fazer uma pescaria nas águas amazônicas, tenha em mente que você deve buscar pontos estratégicos para a pesca.

O investimento de tempo e dinheiro deverão ser precisos para se aventurar a conhecer a Amazônia caso seu foco seja esse.

tucunaré gigante

Logo, a decisão na escolha de lugares certos e viáveis será importante para sua instrução ao longo da visitação.

Dica de passagem:

Pesquise sobre todos os locais em que desejar visitar; procure principalmente saber dos riscos e vantagens de pesca e outros.

Locais de pescaria na Amazônia

Existem alguns locais específicos pelos quais o viajante pode se aventurar quando seu destino for a pescaria na Amazônia. Confira!

Alto Rio Negro

Este local é bastante conhecido pela quantidade de Tucunarés encontrados na região.

Além disso, o Alto Rio Negro oferece ao turista diversos pontos de pesca como Barcelos e Santa Izabel, e um bom serviço de hospedaria: barco-hotéis, além de pousadas, hotéis, e até mesmo lugares para montar acampamento.

Pescaria na Amazônia em Barcelos

Destaque internacional em exportação de peixe ornamental com destaque principalmente em venda dos Cardinais e Acara-disco, a cidade de Barcelos concentra a maior quantidade de Tucunaré e, por isso, é alvo de turismo e pesca principalmente do Tucunaré-Açu.

O local possui comodidade e conforto para turistas e pescadores, e um dos meios de entrada ao local é feita de barco. Além disso, a região conta com uma ótima infraestrutura.

Santa Isabel do Rio Negro

Capital do estado do Amazonas, Santa Isabel do Rio Negro é referência de pesca esportiva do Tucunaré e possuinte de belas praias localizadas aos arredores de ilhas em especial a Ilha paradisíaca do Chile.

Manaus – Um excelente local para pescaria na Amazônia

Existem diversos locais em Manaus para uma pesca boa e barata. Ademais, a capital do Amazonas também possui uma boa quantidade de rios para os amantes da pesca.

Os rios Abacaxis, Uatumã, Urubu, Juma – entre outros – são apenas algumas das várias alternativas que o pescador poderá aproveitar para encontrar uma boa quantidade de peixes, até mesmo o mais conhecido das regiões, novamente o Tucunaré.

Rio Itapará

Considerado mundialmente o local mais famoso pela sua vasta espécime de Tucunaré, o Rio Itapará é pouco explorado, mas com uma diversidade de lagos a serem conhecidos.

Nesse rio, é possível encontrar 3 (três) espécies de Tucunaré: o Açu, a espécie Paca e o Borboleta. Além disso, nessa região também são encontradas piranhas, aruanãs e pirararas.

Rio Água-Boa

Sendo um dos principais afluentes do Rio Branco e com alta concentração de pesca da espécie Tucunaré, o Rio Água-Boa é um dos locais mais procurados para a prática esportiva de pescaria.

Ou seja, pescadores e viajantes que vão para esta região irão encontrar guias treinados e experientes para auxiliar durante a pesca. E como diferencial, são recepcionados com bebidas geladas em uma caixa térmica durante a viagem.

Dicas de passagem: leve poucos pertences, protetor solar, trajes leves com cores claras, calças etc.

Rio Juma

Região de grande turismo ecológico e da espécime Tucunaré presente, o Rio Juma possui facilidade de acesso e por ser plano. Ademais, sua correnteza de água lenta cria lagos repletos por um deslumbrante ecossistema.

Pescaria na Amazônia: Espécies de peixes mais encontradas

Ficou evidente que a pescaria na Amazônia é relativamente voltada a espécime de Tucunarés, em especial o Tucunaré açu.

Grandes peixes (como os de couro) também podem ser encontrados durante a pescaria na Amazônia: como o Piraíba e o Pirarara, considerados como os ‘monstros de couro’.

pescaria na amazôniaOu seja, para o pescador que está se aventurando nas superfícies amazônicas, existem diversas espécies de peixes pelo qual pode se deparar.

Vejamos com maior ênfase, então, as espécies mais encontradas da pescaria na Amazônia:

Tucunaré

Encontrado nas Bacias Araguaia-Tocantins e Amazônica, o Tucunaré é um peixe com uma distribuição mais predominante nos lagos, e beira dos rios. São considerados peixes bastante esportivos, já que perseguem suas presas até conseguirem capturá-las de vez.

Equipamentos de pesca do Tucunaré:

  • Varas: de ação rápida, 25lb;
  • Linhas: multifilamento 0,30mm;
  • Carretilhas: Perfil baixo com bom freio;
  • Molinetes: excelente opção pra trabalhar jigs, shad e colheres, pois tem grande poder de arremesso;
  • Iscas artificiais: isso merece um artigo a parte rsrs. As iscas deverão ser de superfície hélices, tais como popper, zaras, sticks, meia água, jigs e shads, de 10 a 15cm, à vontade;
  • Iscas vivas: é uma ótima opção principalmente quando o peixe não está ativo.

Para prevenir que você não perca um peixe enrroscado, é recomendado utilizar um líder de 1,5m de fluorcarbon 0,60mm.

Pirarara

Conhecido como o ‘Tubarão de água doce’, o Pirarara pode chegar até 80Kg e 1,5 metros de comprimento!

Equipamentos de pesca para o Pirarara: 

  • Vara: 60 a 80lb, verifique a média de tamanho da região onde voce vai pescar, eu já levei varas de 80lb e me arrependi, hoje só levo 60lb pois os peixes não costumam ser gigantescos;
  • Linha: monofilamento de 0,80 a 0,90mm o suficiente para o molinete ou carretilha comportar, com um bom líder também pode-se usar multifilamento;
  • Anzol: entre 8/0 a 14/0;
  • Observação: essa espécie é atraída por iscas naturais.

Aruanã

Considerado um dos peixes mais caros do mundo para aquaristas, o Aruanã pode saltar até 1 metro para capturar a sua presa!

Equipamentos de pesca para o Aruanã são os mesmos do Tucunaré, digamos que ele é um coadjuvante da aventura.

Pirarucu

Um dos maiores peixes de água doce do planeta, o Pirarucu pode chegar em até 200kg quando adulto!

Normalmente você estará pescando tucunaré em uma lago e verá este super peixe respirar, é uma boa hora para arremessar uma isca natural.

Saiba como chegar em: Alto Rio Negro, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Manaus e Rio Jumá.

tucunaré açu

E se você gostou dessas dicas sobre pescaria na Amazônia, então veja outros artigos que você poderá gostar em nosso blog:

Pescaria na Argentina: tudo que você precisa saber para tornar seu sonho realidade

Cote sua pescaria, aqui você paga o mesmo preço do hotel e ainda conta com vantagens.