Previous
Next

Pescaria no Pantanal: confira tudo sobre este bioma.

pescaria no pantanal

Confira agora, informações e dicas incríveis sobre a pescaria no Pantanal.

pescaria pantanal rio paraguai pesca
Rio Paraguai – Pantanal do Mato Grosso do Sul

Para os amantes de uma boa pescaria, nada melhor do que se aventurar nas áreas remotas do Brasil principalmente se o viajante deseja ter uma pesca sossegada e sem hora para acabar, não é mesmo?!

Isso porque a pescaria é um momento de proximidade com a natureza, fazendo, portanto, com que o pescador tenha contato com ambientes naturais ainda não conhecidos até mesmo por outros pescadores.

Além disso, nosso país é extremamente rico em natureza, tornando-se uma ótima opção para os amantes da pesca que procuram, sobretudo, viajar para longe de seus redutos.

E um desses lugares é o Pantanal!

Por isso, nossa abordagem de hoje será sobre as águas pantaneiras: os melhores pontos de pesca, dicas de pesca e equipamentos de instrução para cada espécime de peixe.

Se você está interessado em conhecer tudo sobre uma pescaria no Pantanal, então continue lendo esse artigo! Temos aqui excelentes dicas para você.

Pescaria no Pantanal: o que você precisa saber

Terra dividida entre o Brasil, Paraguai e Bolívia, o Pantanal possui a maior extensão de terra com 250km em território brasileiro.

Trata-se de uma região cortada principalmente pelo Rio Paraguai e seus afluentes, e considerada como um dos locais mais úmidos do planeta devido às terras alagadas dessa região.

Além disso, o Pantanal possui um clima diversificado, com constantes períodos alternados de chuvas e secas, fazendo assim com que os pescadores e turistas presenciem uma vista realmente deslumbrante desse local.

Acima de tudo, o Pantanal é de fato o destino ideal para os viajantes que buscam combinar a pescaria pantaneira à beleza natural e clima agradável! Veja mais no vídeo abaixo:

A pescaria no Pantanal é uma alternativa para os que buscam por diversas espécies de peixes

Ademais, a região oferece uma enorme variedade de espécimes para os pescadores, abrigando cerca de 300 (trezentas) espécies distribuídas pelos rios existentes no local.

Dentre essas espécies, as mais encontradas estão principalmente: o Barbado, Cachara, bem como a Cachorra; além do Jaú, Dourado, Pacu, Tucunaré, Lambari, Curimbatá, e assim por diante.

Os locais mais destacados para prática da pescaria no Pantanal

Desta forma, o Pantanal não apenas oferece uma diversidade turística para seus pescadores, mas também aos turistas locais. São regiões que possuem sobretudo uma beleza natural ímpar quando comparadas com outras regiões naturais do Brasil, ou de outros países.

Pantanal mato-grossense: o local ideal para pescaria no Pantanal

Rio Paraguai

Com sua extensão que dá início no estado do Mato Grosso, e vai até a região sul mato-grossense, o Rio Paraguai é conhecido pelos turistas e visitantes como a ‘Capital do Pantanal’.

Neste local, é permitida a pesca esportiva e profissional. No entanto, é necessário que os pescadores se atentem às temporadas de pesca, principalmente entre os meses de março e outubro.

Os meses de junho e julho são os mais indicados para a pesca, pois o nível da água está baixo, o que os permite ter um encontro com algumas belas espécies, como o Pintado, Jaú e Surubim.

Corumbá

Porta de entrada do Pantanal, a cidade de Corumbá é uma das regiões mais procuradas não apenas por turistas, como também pelos pescadores.

Corumbá pescaria pantanal
Foto da Cidade de Corumbá as margens do Rio Paraguai

O local oferece não apenas hotéis, mas também barco-hotéis com conforto e comodidade para quem se hospeda, além também de pratos típicos como: caldo de Piranha e carne de cauda de jacaré.

Os espécimes de grande captura na região são basicamente: o Pacu, os bem como os peixes de couro como os Jaús e Pintados, além também de piranhas.

Porto Murtinho

Ponto final de travessia do Pantanal, a cidade de Porto Murtinho é propícia para a prática de pesca e estruturada para uma recepção calorosa de seus visitantes e turistas!

Porto Murtinho pescaria Pantanal
Porto Murtinho as margens do Rio Paraguai

Dessa maneira, o local possui hotéis e barco-hotéis exclusivos para os praticantes de pescaria e oferece o melhor dos pratos típicos da cidade: o Pintado com Bocaiúva.

Algumas regras para pescaria no Pantanal

É fundamental, porém, que o pescador respeite o período de reprodução da espécie Piracema;

Para a pesca desportiva: os pescadores deverão obter uma autorização com o acompanhamento do Selo de Turismo para que possam realizar a atividade.

Após a pescaria, o responsável pela captura dos peixes deverá se apresentar ao Posto da Polícia Militar Ambiental para que possa ser feito todo o processo de autenticidade, e também do lacramento dos produtos;

Quantidade regulamentada: é permitido 1 (um) exemplar, 10kg de peixe e 5 (cinco) piranhas; Lembrando que o peixe vive vale muito mais do que morto. Pesque e solte galera!

Distrito de Albuquerque

Considerado como o berço para a reprodução das espécies, o distrito de Albuquerque possui o maior ponto turístico da região: a Pousada Albuquerque.

O local é estruturado para não apenas uma comodidade de seus visitantes, como também para um recepção completa aos pescadores. Por isso, um bom lugar para se aconchegar e se preparar para uma boa pescaria no Pantanal.

Rio Piquiri

Localizado no sul do Mato Grosso, o Rio Piquiri se estende até o Mato Grosso do Sul. Trata-se de um rio calmo e com várias pousadas para descanso não apenas de turistas, como também dos pescadores.

Além disso, o Rio Piquiri abriga diversas espécies de peixes para os pescadores visitantes locais.

Dentre eles, os mais predominantes, são: o Pacu, Dourado, Piavuçu, Cachara, Pintado, Jaú, e Piranha. Confira abaixo uma pescaria de dourado com caiaque no Rio Piquirí.

Rio Miranda e Rio Aquidauana

Ambos cursores de água são afluentes um do outro. Por isso, esses dois rios juntam-se a 100 km de distância do Rio Paraguai.

São locais de concentração na pesca principalmente para os moradores dessas regiões, pois têm a pescaria como fonte de trabalho.

Pescaria no Pantanal: Espécies de peixes e equipamentos para pesca

Separamos os espécimes em duas categorias: peixes de escama e peixes de couro, para melhor distinção e conforme sua preferência de pesca.

PEIXES DE ESCAMA

Dourado

Equipamentos de pesca para o Dourado:

  • Varas: de ação média a pesada, 25lb para iscas artificias e 40lb para naturais, para potencializar a fisgada priorize o uso de varas longas;
  • Linhas: no caso de monofilamento use 0,50mm, no caso de multifilamento pode variar de 0,25 a 0,35mm;
  • Anzóis: encastoados e de n° 5/0 a 8/0. Os encastoados devem ter pelo menos, 30cm de comprimento;
  • Iscas: naturais no local se encontra tuviras, mussúns e cascudos, em caso de artificiais plugs de meia água, pois o Rio Paraguai não é um rio profundo.

Dicas de pesca:

Quando fisgados, dão pulos fora da água. Logo, é necessária muita sapiência e calma por parte do pescador para que ele consiga capturar essa espécie, a pescaria de corrico também se faz produtiva no pantanal.

Dourado, peixe muito esportivo.
Dourado, disputa com o tucunaré o palco de maior esportividade na pesca brasileira.

Pacú

Espécie de peixe presente principalmente em pesqueiros na pesca esportiva, o Pacú é uma espécie abundante no pantanal, é comum encontrar pacus de 2 a 6kg mas a espécie pode chegar a pesar 20kg.

Equipamentos de pesca para o Pacú:

  • Vara: tamanho de 1,8m a 2,1m.
  • Linha: multifilamento de 0,20mm a 0,30mm, caso opte por monofilamento recomendo 0,35 ou 0,40mm .
  • Anzol: de 2/0 ou de dimensões maiores, reforçado e encastoado.
  • Iscas artificiais: pode-se pescar no fly fishing, no bait cast usando plugs e spinners, porém normalmente a pesca de pacú é feita com iscas naturais.
  • Iscas naturais: na região encontra-se o famoso genipapo e o coquinho, além de carangueijo que é muito efetivo, também pode-se usar o minhocoçu.
  • Aço: empates de aço de 10cm para a prevenir que o peixe corte a linha.
  • Podem ser aderidos molinetes, bem como carretilhas, tanto perfil baixo como altos, eu prefiro baixo pois torna a pescaria mais esportiva.
Minhocoçu isca para pesca excelente
O minhocoçu é uma isca muito atrativa para o Pacú

Cachorra

Raramente se vai para o Pantanal pescar cachorras, elas são coadjuvantes da pesca no Pantal, mas com certeza quando aparecem a diversão é garantida

Equipamentos de pesca para Cachorra:

  • Pode-se usar o mesmo do Dourado mencionado acima.

Dicas de pesca:

Os melhores lugares de pesca são principalmente em saídas de riachos e corixos.

Esse peixe tem o costume de dar grandes saltos fora da superfície quando capturado.

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados com o manuseio, uma vez que o peixe possui dentes afiados.

Cachorra, um peixe que pode fazer a diversão.
As cachorras podem garantir a diversão em uma pescaria no Pantanal.

PEIXES DE COURO

Barbado

Equipamentos de pesca para o Barbado:

  • Varas: de ação leve/média.
  • Linhas: de 0,25 até 0,40mm.
  • Anzol: de n° 2/0 a 6/0.
  • Chumbo: de fundo pequeno a médio porte.
  • Pode-se usar para os peixes de couro o mesmo equipamento de iscas naturais utilizados para pesca de dourado.

Dicas de pesca:

Procure por águas calmas, sem muitas corredeiras de rio, já que essa espécie é facilmente capturada em locais assim.

Surubim Pintado e Cachara

Equipamentos de pesca para Cachara e Pintado:

  • Varas: de ação média/pesada 40lb para iscas naturais;
  • Linhas: multifilamento 0,30mm ou monofilamento 0,50mm;
  • Anzol: de n° 7/0 até 8/0 encastoados.
  • Chumbo: pesado, de 20 a 150g, conforme seu aprofundamento na água.
  • Pode-se usar para os peixes de couro o mesmo equipamento de iscas naturais utilizados para pesca de dourado.

Dicas de pesca:

Quando fisgada, o pescador deve tomar cuidado ao manusear o peixe, uma vez que seus espinhos e nadadeiras causam dolorosos ferimentos.

 Surubim Pintado
Surubim Pintado, um dos peixes mais procurados quando se pesca no Pantanal

Jaú

Peixe de grande porte, muitos pescadores vão pescar no Pantanal sonhando com o entronco de um Jaú, peixe que pode chegar à 2 metros de comprimento. Além disso, a espécie pode chegar a nada menos do que 100 kg!

Equipamentos de pesca para o Jaú:

  • Vara: de ação pesada, 60 a 80lb.
  • Linha: monofilamento de 0,80mm ou multifilamento de 0,50 a 0,60mm.
  • Chumbo: do tipo oliva e com peso de 20 a 200g, depende o ponto de pesca.
  • Anzol: encastoados, de n° 10/0 a 14/0.
Pescaria de Jaú
Beto Chioquetta com um Jaú de 70Kg
Observação: consomem apenas iscas naturais, tais como peixes menores de escama, tuvira, muçum e, principalmente, minhocuçu, certa vez fiz uma pescaria no Pantanal e tivemos grande sucesso usando cascudos como iscas.

Saiba como chegar em: Corumbá, Rio Piquiri, Rio ParaguaiRio MirandaRio Aquidauana, Porto Murtinho e Distrito de Albuquerque.

E se você gostou dessas dicas sobre pescaria no Pantanal, então deixe a sua opinião nos comentários!

Veja também:

Pescaria na Amazônia: o sonho de pescar na selva amazônica

Cote sua pescaria, aqui você paga o mesmo preço do hotel e ainda conta com vantagens.